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Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

OLIVEIRA, Terezinha  y  NUNES, Meire Aparecida Lóde. A dor e o sofrimento como preceitos educativos pintados por Giotto di Bondone em O Massacre dos Inocentes. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.287-304. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(16).

O objetivo desse texto é verificar em que medida Giotto (1267-1337) registrou em suas pinturas valores educativos presentes nos séculos XIII- XIV. Adotamos para análise iconográfica O Massacre dos Inocentes pintado na Cappella degli Scrovegni em Padova, Itália. A hipótese investigada é construída por meio da ideia de que a dor/sofrimento, pertinentes a todos os homens, faz parte do processo que tem por fim o bem. Dessa forma, esses sentimentos podem ser entendidos como elementos educativos para o homem medieval e registrados por Giotto ao pintar a cena em que Herodes manda matar os meninos com idade próxima a de Jesus com o propósito de pôr fim na vida do Messias. Assim, pudemos verificar que Giotto, ao colocar os inocentes mortos ao chão e uma Igreja ao fundo da cena, estaria indicando que o caminho para a construção da Igreja de Jesus (o bem) foi erigido por meio da dor/sofrimento, o que está em conformidade com a hipótese sugerida para este estudo.

Palabras clave : Educação; Dor/Sofrimento; Giotto di Bondone.

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