SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue41The significance of the categories of Spinoza's ethics for cultural historical researchSociolinguistic works to describe, reason and judge the linguistic diversity and intercultural communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Ricardo  and  VIEIRA, Ana Maria. Usos e abusos do formal e não formal em educação. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.14-29. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016102.

Este texto está dividido em dois andamentos. No primeiro andamento, procura-se desconstruir a dicotomia tão redutora entre formal e informal na Educação em geral e na Educação Social, em particular. Entendemos que a Pedagogia Social, mais interessada na (trans)formação pessoal e social, e a Antropologia da Educação, mais no estudo dos processos educativos, se interpenetram derrubando muros como o formal/não formal/informal e ainda o escolar e não escolar, salientando o processo educativo como um processo complexo e global que decorre entre o nascimento e a morte. Tanto uma como outra, a Pedagogia Social e a Antropologia da Educação, preferem atualmente, optar pelo uso da dimensão não escolar, por contraponto à lógica da escola, ao invés de não formal. O segundo andamento do texto centra-se na Pedagogia Social como ciência matriz da Educação Social (CARIDE, 2005) e nas competências do educador social que se autonomiza relativamente ao trabalho social pelo seu caráter pedagógico que determina os seus modelos de atuação, quer na escola, quer para além da escola, quer em espaços e tempos mais formais, quer menos formais.

Keywords : Educação formal, informal e não formal; pedagogia social; educação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )