SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número41La importancia de las categorías de la ética de Spinoza para la investigación histórico-culturaLos trabajos sociolingüísticos de describir, razonar y juzgar la diversidad lingüística y la comunicación intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

VIEIRA, Ricardo  y  VIEIRA, Ana Maria. Usos e abusos do formal e não formal em educação. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.14-29. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016102.

Este texto está dividido em dois andamentos. No primeiro andamento, procura-se desconstruir a dicotomia tão redutora entre formal e informal na Educação em geral e na Educação Social, em particular. Entendemos que a Pedagogia Social, mais interessada na (trans)formação pessoal e social, e a Antropologia da Educação, mais no estudo dos processos educativos, se interpenetram derrubando muros como o formal/não formal/informal e ainda o escolar e não escolar, salientando o processo educativo como um processo complexo e global que decorre entre o nascimento e a morte. Tanto uma como outra, a Pedagogia Social e a Antropologia da Educação, preferem atualmente, optar pelo uso da dimensão não escolar, por contraponto à lógica da escola, ao invés de não formal. O segundo andamento do texto centra-se na Pedagogia Social como ciência matriz da Educação Social (CARIDE, 2005) e nas competências do educador social que se autonomiza relativamente ao trabalho social pelo seu caráter pedagógico que determina os seus modelos de atuação, quer na escola, quer para além da escola, quer em espaços e tempos mais formais, quer menos formais.

Palabras clave : Educação formal, informal e não formal; pedagogia social; educação social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )