SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número41Democracia e cidadania: revisitando o elo a partir de AtenasSer professor: elementos consensuais das representações sociais de docentes em início de carreira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termos. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.77-96. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016106.

O objetivo deste artigo é explorar a dimensão conceitual dos termos política e gestão, esclarecendo e aprofundando o entendimento que se tem deles, bem como detectando a relação de reciprocidade que guardam entre si. Consideramos que tal compreensão é particularmente relevante na análise da política educacional na atualidade, especialmente quando se toma como pressuposto que elas respondem às lutas e aos embates sociais, e que resultam das numerosas forças difusas pela sociedade, as quais participam direta ou indiretamente do poder. Nesse embate ou correlação de forças no processo de formulação de uma política ou de sua materialização na gestão, os argumentos, a linguagem e os significados dos termos importam, pois estes se constituem em estratégias de legitimação, de mobilização de pessoas em direção ao consenso e de construção da hegemonia.

Palabras clave : Política; gestão; conceitos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )