SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número41Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termosProfessores de Educação Infantil: dilemas, sucessos e vivências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MACHADO, Laeda Bezerra; RAPOSO, Mirella Maria Pimentel; SILVA, Marcella Thaine Lima e  y  CASTRO, Thaiz Reis Albuquerque. Ser professor: elementos consensuais das representações sociais de docentes em início de carreira. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.97-110. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016107.

O artigo identifica os elementos de consenso das representações sociais do ser professor construídos pelos docentes iniciantes de educação infantil e de ensino fundamental. A investigação se baseia nos fundamentos da abordagem societal, protagonizada por Willem Doise. Trata-se de um estudo exploratório para o qual se utilizou um questionário com questões abertas, respondido por 70 professores de escolas municipais e estaduais da Região Metropolitana do Recife. Os resultados sinalizam elementos consensuais de uma representação social da profissão docente associada a fatores negativos, marcada pelo pessimismo que se vincula a diversos aspectos, que precarizam o trabalho docente. É possível admitir que o contexto de precarização concorre para que o consenso representacional da profissão esteja articulado a um sentimento de mal-estar docente.

Palabras clave : Profissão; representações sociais; professores iniciantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )