SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número41Programa Nacional do Livro Didático: um estudo sobre a escolha do livro didático de química por professores da rede pública de ensino de CuritibaEducação de Jovens e Adultos e a avaliação de competência para certificação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CANAN, Silvia Regina. Política Nacional de Formação de Professores: o lugar do PIBID no documento Pátria Educadora. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.153-171. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016110.

O artigo reflete o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu lugar no documento preliminar recentemente lançado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República. Faz uma relação com a pesquisa: Política Nacional de Formação de Professores: um estudo do PIBID, enquanto política de promoção e valorização da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos, análise documental e utilização da dinâmica de grupo focal com os acadêmicos pibidianos, dos Cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Letras, da URI, Campus de Frederico Westphalen, RS. O objetivo foi analisar a Política Nacional de Formação de Professores, com o intuito de compreender o PIBID e sua contribuição na valorização e qualificação dos futuros professores da Educação Básica. As conclusões apontam para a importância do Programa no processo de formação docente. De forma complementar foi estudado como o PIBID é colocado no documento preliminar Pátria Educadora.

Palabras clave : Política Nacional de Formação de Professores; PIBID; Pátria Educadora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )