SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42Los modelos lógicos para la evaluación de programas educativosA produção do texto acadêmico na universidade: o blog Texto científico em ação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PEREIRA, Lilian Alves  e  HEINZLE, Márcia R. Selpa. A dubiedade da formação docente: um peso e duas medidas. O curso de Magistério e a Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.63-77. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(04).

Esse artigo tem por finalidade problematizar a dubiedade da formação docente em nível médio e nível superior para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Realiza uma análise dos currículos do curso de Magistério em nível médio oferecido pelo estado de Santa Catarina, e de um curso de Pedagogia, ofertado por uma universidade pública do mesmo estado. Tendo em vista que ambas as formações têm o mesmo objetivo, a formação do docente para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, observa-se uma disparidade entre os currículos, quanto à carga horária, às disciplinas, aos enfoques nos estágios. Questiona-se, portanto, quais motivos mantém a coexistência dessas duas formações, mesmo após as normativas legais prescreverem a extinção do curso de formação docente em nível médio, o qual, por ter seu fim determinado, não recebe investimentos. Conclui-se que as más condições de exercício da profissão e a desvalorização social e econômica estão intrinsicamente ligadas à qualidade da formação docente.

Palavras-chave : Currículo; curso de Magistério; formação de professores; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )