SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue42The dubiousness of teacher training: a weight and two measures. The teaching course and the PedagogyUniversity, relation between higher education and ethicso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

DORSA, Arlinda Cantero  and  ADDOR, Nicolas. A produção do texto acadêmico na universidade: o blog Texto científico em ação. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.79-92. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(05).

Este artigo tem por temática a divulgação científica do blog Texto científico em ação, com o endereço eletrônico: <http://texcientifico.blogspot.com.br>, disponibilizado na rede social e elaborado em uma pesquisa de iniciação científica. Volta-se ao estudo do texto acadêmico em seus diferentes gêneros textuais e estruturas gramaticais e formais: resumo, resenha, artigo, notas de leitura, monografias, dissertações, teses, entre outros. A partir do mapeamento das produções científicas já publicadas em periódicos, anais de congresso e livros pelo grupo de estudo de que os autores fazem parte, objetiva a visibilidade e a divulgação científica, facilitando assim o acesso, a pesquisa e o aprofundamento dessa área de conhecimento, válida para todos os membros das comunidades acadêmicas, sejam elas de graduação ou pós-graduação. Enfatiza-se que este trabalho se relaciona ao projeto de pesquisa "Da elaboração do texto na universidade à divulgação científica: visibilidade e acessibilidade" já em seu terceiro ciclo. Faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo "Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade", formado por professores-pesquisadores da Graduação e do Mestrado em Desenvolvimento local, pós-graduandos /orientandos, acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar, bem como pesquisadores ligados a outras instituições interessados em estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo acima citado. Conclui-se, ainda que parcialmente, que devemos usar os benefícios da tecnologia para nos aproximar das pessoas que se interessam pela produção textual científica e por aquelas que têm curiosidade de pesquisar e utilizar do blog como um instrumento de acesso à pesquisa e consequentemente ao conhecimento.

Keywords : Texto científico; divulgação e acessibilidade científica; blog.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )