SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42A dubiedade da formação docente: um peso e duas medidas. O curso de Magistério e a PedagogiaUniversidade, relação entre educação superior e ética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

DORSA, Arlinda Cantero  y  ADDOR, Nicolas. A produção do texto acadêmico na universidade: o blog Texto científico em ação. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.79-92. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(05).

Este artigo tem por temática a divulgação científica do blog Texto científico em ação, com o endereço eletrônico: <http://texcientifico.blogspot.com.br>, disponibilizado na rede social e elaborado em uma pesquisa de iniciação científica. Volta-se ao estudo do texto acadêmico em seus diferentes gêneros textuais e estruturas gramaticais e formais: resumo, resenha, artigo, notas de leitura, monografias, dissertações, teses, entre outros. A partir do mapeamento das produções científicas já publicadas em periódicos, anais de congresso e livros pelo grupo de estudo de que os autores fazem parte, objetiva a visibilidade e a divulgação científica, facilitando assim o acesso, a pesquisa e o aprofundamento dessa área de conhecimento, válida para todos os membros das comunidades acadêmicas, sejam elas de graduação ou pós-graduação. Enfatiza-se que este trabalho se relaciona ao projeto de pesquisa "Da elaboração do texto na universidade à divulgação científica: visibilidade e acessibilidade" já em seu terceiro ciclo. Faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo "Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade", formado por professores-pesquisadores da Graduação e do Mestrado em Desenvolvimento local, pós-graduandos /orientandos, acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar, bem como pesquisadores ligados a outras instituições interessados em estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo acima citado. Conclui-se, ainda que parcialmente, que devemos usar os benefícios da tecnologia para nos aproximar das pessoas que se interessam pela produção textual científica e por aquelas que têm curiosidade de pesquisar e utilizar do blog como um instrumento de acesso à pesquisa e consequentemente ao conhecimento.

Palabras clave : Texto científico; divulgação e acessibilidade científica; blog.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )