SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue42The children's literature role in the formation of children: conceptions and practices experienced in PIBID in a Baixada Fluminense, RJ schoolEcological approach and youth perceptions of their places, risk factors and social protection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FERNANDES, Anoel. Formação continuada: pesquisa a partir das fontes formativas expressas por um grupo de professoras. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.127-146. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(08).

O objetivo deste artigo foi investigar de onde advêm as experiências de formação continuada de um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista. Como método de pesquisa, aplicou-se um questionário para um grupo de 37 professoras. O referencial teórico utilizado para análise foi o conceito de formação tal como formulado por Adorno e seus desdobramentos. Com base nas respostas dadas a um questionário que conteve itens referentes à realização de cursos de atualização profissional e instituições promotoras de tais cursos, assim como as fontes de influência sobre as professoras no que se refere à educação. Os resultados indicam que a formação continuada das professoras que compuseram a amostra é realizada em sua maior parte pelo próprio locus de trabalho em que estão inseridas. Os dados aqui encontrados desencadeiam uma discussão relevante, a saber: a formação no âmbito do trabalho é pseudoformação por ser uma formação voltada para atender às demandas do sistema.

Keywords : Formação continuada; experiência formativa; trabalho e formação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )