SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42O papel da literatura infantil na formação da criança: concepções e práticas vivenciadas no PIBID em uma escola da Baixada Fluminense, RJOlhar ecológico e percepções dos jovens sobre lugar, fatores de risco e proteção social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FERNANDES, Anoel. Formação continuada: pesquisa a partir das fontes formativas expressas por um grupo de professoras. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.127-146. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(08).

O objetivo deste artigo foi investigar de onde advêm as experiências de formação continuada de um grupo de professoras atuantes no ciclo I da rede pública estadual paulista. Como método de pesquisa, aplicou-se um questionário para um grupo de 37 professoras. O referencial teórico utilizado para análise foi o conceito de formação tal como formulado por Adorno e seus desdobramentos. Com base nas respostas dadas a um questionário que conteve itens referentes à realização de cursos de atualização profissional e instituições promotoras de tais cursos, assim como as fontes de influência sobre as professoras no que se refere à educação. Os resultados indicam que a formação continuada das professoras que compuseram a amostra é realizada em sua maior parte pelo próprio locus de trabalho em que estão inseridas. Os dados aqui encontrados desencadeiam uma discussão relevante, a saber: a formação no âmbito do trabalho é pseudoformação por ser uma formação voltada para atender às demandas do sistema.

Palabras clave : Formação continuada; experiência formativa; trabalho e formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )