SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42Formação continuada: pesquisa a partir das fontes formativas expressas por um grupo de professorasAs crianças indígenas em escolas da cidade: os conflitos e as tensões nas relações escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BRASIL, Vitor Pedroso; GARCIA, Narjara Mendes  y  TAVARES, Elen Machado. Olhar ecológico e percepções dos jovens sobre lugar, fatores de risco e proteção social. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.147-160. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(09).

O lugar é um contexto de vida complexo e sistêmico. É através da percepção sobre o lugar que são compreensíveis as vivências, experiências, relações e aprendizagens construídas pelo sujeito no/com o contexto. O presente estudo tem como proposta apresentar as percepções de jovens sobre o lugar em que se inserem. Para isto foram escolhidos como participantes jovens integrantes do Programa Jovem Aprendiz, realizado em uma escola técnica no sul do país. A coleta de dados foi realizada através de grupo focal e do registro reflexivo a respeito do lugar, na análise dos dados, foram seguidos os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apontaram percepções sobre os significados, sentimentos e experiências na relação com os outros sujeitos e com os contextos de vida. Os significados atribuídos revelaram um olhar crítico sobre o lugar vivido e o pensado, os fatores de risco e de proteção social, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento da importância do lugar para a constituição do sujeito. Os relatos dos jovens demonstram um olhar ecológico sobre os lugares em que se inserem e a possibilidade de uma formação ambiental que considere a leitura de mundo desses sujeitos.

Palabras clave : Jovem; lugar; educação ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )