SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42As crianças indígenas em escolas da cidade: os conflitos e as tensões nas relações escolaresInteligência, aprendizagem e a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MOURA, Jucilene Oliveira de  e  OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Política de currículo organizado por ciclos de formação e noções de conhecimento de professores: implicações de uma formação discursiva. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.185-200. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(11).

Neste artigo, apresentamos uma análise das noções de conhecimento de professores a partir de uma política de currículo organizado por ciclos de formação humana. O objetivo é dar visibilidade e problematizar essas noções em relação ao currículo organizado em ciclos e à hipertrofia do conhecimento nos discursos configuradores do currículo. Em termos teórico-metodológicos, exercitamos uma análise de discurso (LACLAU, 2011) articulada à consideração do ciclo de política (BOWE; BALL, 1992) e à compreensão da política de currículo como política cultural. A empiria da pesquisa se compõe pelas vozes de professores, coletadas por meio de entrevistas. Na análise, depreendem-se noções de conhecimento que aglutinam discursos díspares, compondo um ciclo de política e um discurso configurados sob-rasura, mantendo, pela via da equivalência com outros significantes, a ênfase ou hipertrofia no/do conhecimento na política de currículo em análise e a persistência da lógica do currículo seriado.

Palavras-chave : Política de currículo; ciclos de formação; conhecimento escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )