SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42Política de currículo organizado por ciclos de formação e noções de conhecimento de professores: implicações de uma formação discursiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

DALMINA, Rute Rosângela; NOGARO, Arnaldo  e  BATTESTIN, Cláudia. Inteligência, aprendizagem e a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE). Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.201-219. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(12).

A ideia norteadora deste artigo é apresentar as interfaces entre inteligência, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. A abordagem aqui apresentada baseia-se num processo que adiciona novas visões e perspectivas sobre aprender na concepção da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE). Com base nessa teoria, considera-se que a aprendizagem acarreta a integração de processos externos e internos entre o indivíduo e seu ambiente social, cultural e material. Desse modo, a inteligência está intimamente ligada ao desenvolvimento cognitivo porque é condutora responsável por direcionar a energia mental necessária, pois integra duas funções psicológicas essenciais para gerar a aprendizagem - aquisição e elaboração. Assim, a inteligência e a aprendizagem são apresentadas de maneira horizontalizada, pois estão sempre envolvidas de forma integrada e processual.

Palavras-chave : Inteligência; aprendizagem; perspectiva cognitivista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )