SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43O abandono escolar perante os constrangimentos da exclusão e a atração do mundo do trabalhoProteção, prevenção e convívio: analisando práticas com educadores sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SANTOS, Karine  y  LEMES, Marilene. O sentido do trabalho educativo no campo social. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.45-67. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(03).

O cenário contemporâneo em que se apresentam as organizações não governamentais tem sido visualizado como um campo fértil para o estudo das práticas educativas desenvolvidas no campo social. Essas organizações incluem um conjunto de entidades diversas em concepções, metodologias de trabalho, entendimentos da política pública e do direito. Estão envoltas em uma multiplicidade de intenções, fazendo com que suas práticas permeiem um campo nebuloso, difícil, inclusive, de serem explicadas por quem as desenvolve. Com o objetivo de conhecer a dimensão educativa dessas práticas, analisamos entrevistas e memórias de encontros com trabalhadores sociais, procurando responder à seguinte questão: que tipo de orientações coletivas e visões de mundo emergem das práticas desenvolvidas por profissionais que atuam em ONGs? As reflexões empreendidas neste estudo nos fazem inferir que tais práticas estão impregnadas de intencionalidades, ora emancipatórias, ora conformatórias.

Palabras clave : Campo social; práticas educativas; ONGs.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )