SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43O sentido do trabalho educativo no campo socialEducação poética em educação não formal: narrativas simbólicas e criações artísticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

RUBINI, Leila Ribeiro  y  SANTOS, Nair Iracema Silveira dos. Proteção, prevenção e convívio: analisando práticas com educadores sociais. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.69-87. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(04).

Este artigo é parte da análise desenvolvida em uma dissertação de mestrado sobre as práticas do educador social na política pública da Assistência Social. Partindo do conceito operador práticas, nos lançamos em uma pesquisa-intervenção, com base nos referenciais da Análise Institucional, propondo a criação de espaços coletivos de análise para problematização e desnaturalização das práticas do educador social. Dialogando com Michel Foucault, elegemos um conjunto de enunciados que conformam campos de práticas em que se articulam educação e proteção/assistência social. Iniciamos o artigo buscando responder a questões históricas da emergência das práticas socioeducativas; posteriormente tecemos uma análise, colocando em relação enunciados mapeados nos documentos dos serviços socioeducativos e analisadores construídos com os educadores sociais. Evidenciaram-se traçados de estratégias de segurança, em seu caráter de regulação, através da educação moral, do aconselhamento, da vigilância protetiva.

Palabras clave : Educador social; práticas; mecanismos de segurança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )