SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43Proteção, prevenção e convívio: analisando práticas com educadores sociaisEducar-se em movimento: prostitutas militantes e a construção da autonomia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FERNANDES, Renata Sieiro; MINUZZO, Teca  y  BARBOSA, Severino Antônio Moreira. Educação poética em educação não formal: narrativas simbólicas e criações artísticas. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.89-107. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(05).

O artigo trata da educação poética no cotidiano de sujeitos adultos. A problemática é a de uma educação permanente baseada na escuta e na produção de narrativas simbólicas e da criação por meio de linguagens artísticas. Para tanto, vale-se de ações interventivas por meio de oficinas com mulheres, em rodas de leitura de literatura e de técnicas do sociodrama, do teatro espontâneo e do Teatro do Oprimido, dentro da concepção de educação não formal como campo de educação e para promover uma formação permanente e ao longo da vida. Os conteúdos e repertórios produzidos no momento das oficinas deram origem a construções de poéticas pessoais sob a forma de uma ação ligada simbolicamente ao universo feminino, a tecelagem. A partir disso, foi possível pensar e refletir sobre ser mulher na sociedade contemporânea, com suas conquistas, desafios, avanços, retrocessos, lutas, tensões, desejos, afetos, sensibilidades ao longo de todo o processo de vida.

Palabras clave : Simbolismo; literatura; ações sociodramáticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )