SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43Educar-se em movimento: prostitutas militantes e a construção da autonomiaA brinquedoteca universitária enquanto um espaço para as crianças de criação e imaginação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Paula Marques; LAZZAROTTO, Gislei Domingas Romanzini  e  AXT, Margarete. Modos de aprender, oficinar e inventar na experiência com a infância. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.127-142. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(07).

O estudo é realizado a partir de atividades de Grupos acadêmicos de extensão e de pesquisa no âmbito da educação, psicologia e políticas juvenis. O contexto envolve o cotidiano de educadores/as e crianças em uma Oficina de Aprendizagem que segue a perspectiva da pedagogia libertária/anarquista numa organização comunitária no bairro da Restinga, em Porto Alegre, RS. O modo de oficinar agrega estratégias ligadas à arte e à cultura compondo um espaço de reflexão e criação que abarca as temáticas da autonomia e da coletividade associadas aos modos de viver na cidade. A partir da metodologia da pesquisa­-intervenção foi acompanhada a experiência de aprender enunciada pelas crianças na oficina e realizada uma analítica narrativa dessa aprendizagem. Os conceitos de experiência, tempo e aprender, em diálogo com Gilles Deleuze e Henri Bergson, possibilitam a análise do sentido da invenção na experiência de oficinar e de pesquisar com a infância nesse contexto.

Palavras-chave : Aprender; invenção; infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )