SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43Modos de aprender, oficinar e inventar na experiência com a infânciaO papel expansionista da escola contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

OLIVEIRA, Fabiana de  y  ARAUJO, Tuane Francelino. A brinquedoteca universitária enquanto um espaço para as crianças de criação e imaginação. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.143-160. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(08).

Esse artigo visa apresentar uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas em uma brinquedoteca universitária situada no Sul de Minas Gerais, especificamente a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa denominado "Brincando com sucatas". A metodologia utilizada consistiu na realização de oficinas junto às crianças e na realização de observação e filmagens em áudio e vídeo feitas pelas pesquisadoras e também pelas crianças. O referencial teórico adotado para o estudo está pautado nos pressupostos da Sociologia da Infância. Foi possível constatar que as crianças têm interesse por brinquedos artesanais feitos com sucata, mas que o interesse delas em produzir seus próprios brinquedos é bem maior. A pesquisa mostrou também a importância de se possibilitar um espaço lúdico de troca e de interação entre pares por meio do brincar, no qual a criança possa produzir e sentir-se à vontade em realizar suas atividades utilizando a sucata como matéria prima para sua imaginação.

Palabras clave : Brinquedoteca; culturas infantis; sociologia da infância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )