SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43Primeiro o primário: a educação elementar no Brasil, no ideário de Anísio TeixeiraA voluntariedade das ações humanas e a educação na Suma Teológica de Tomás de Aquino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ALVES, Maria Isabel Alonso  y  MEDEIROS, Heitor Queiroz de. O povo indígena Arara-Karo de Rondônia: cenários históricos e a colonização na Amazônia Brasileira. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.193-211. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(11).

Trata-se de um desdobramento de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB) que objetiva verificar a produção das identidades/diferenças das mulheres/professoras/indígenas da etnia indígena Arara-Karo localizada no município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, Brasil. Este texto apresenta um breve cenário histórico sobre a constituição do povo Arara-Karo e sua relação com o processo de colonização da Amazônia brasileira. São reflexões que buscam se aproximar das questões ligadas à colonização da região amazônica. Assim, o argumento principal do texto refere-se à ideia de que os deslocamentos e ressignificações nos modos de organização, no contexto social ou cultural das populações indígenas, especificamente os Arara-Karo foi intensificado com o processo de colonização. A produção de dados desta pesquisa se constitui a partir de revisões bibliográficas a respeito do processo de colonização amazônica, considerando a colonização na constituição recente do povo Arara-Karo, bem como entrevista narrativa com uma professora Arara-Karo.

Palabras clave : Colonização; Amazônia brasileira; povo Arara-Karo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )