SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Escola Inclusiva - um olhar a partir da situação profissional dos docentes em PortugalImagens da docência com bebês: problematizando narrativas de professoras de creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

FARIA, Susana. Políticas educativas e identidades organizacionais: ambiguidades e hibridismo. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.21-40. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.924.

Vários estudos têm demonstrado que, um pouco por todo o mundo, as transformações ocorridas no campo educativo por influência da nova gestão pública apontam para uma certa hegemonia do ideal empreendedor de organização. Se é verdade que, a partir da década de 1990, as organizações escolares se tornaram mais burocráticas porque o investimento na 'qualidade' foi formalizado, estruturado e associado à estrutura hierárquica das instituições, não podemos deixar de atentar a certos traços identitários próximos do 'empreendedorismo', ou que alguma vez tenham perdido de vista o ideal profissional. Ao refletir sobre o processo de transformação identitária das organizações escolares, aquilo que procuramos demonstrar neste texto, é que à entrada da 2ª década do século XXI, os agrupamentos de escolas portugueses se estão a tornar 'empreendedores' porque pressionados pela 'ecologia de mercado', reorientando-se, crescentemente, para a prestação de contas, para a satisfação dos seus 'públicos' e para a construção de uma imagem que lhe seja favorável nas relações de troca que estabelece com diferentes partes. Mas isso, não significa que alguma vez tenham deixado de ser burocraticamente geridas e que os profissionais docentes tenham deixado de exercer as suas próprias pressões.

Palavras-chave : Transformação identitária; nova gestão pública; projeto educativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )