SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Políticas educativas e identidades organizacionais: ambiguidades e hibridismoA consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CARVALHO, Rodrigo Saballa de  e  RADOMSKI, Lidianne Laizi. Imagens da docência com bebês: problematizando narrativas de professoras de creche. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.41-59. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.1015.

A partir do campo dos Estudos da Pedagogia da Infância, o artigo tem como objetivo evidenciar as imagens de docência de professoras que atuam com bebês em creches. Metodologicamente, foram realizadas 60 entrevistas sobre as percepções das professoras a respeito dos modos como exercem a docência com bebês. Com base nas análises, foram evidenciadas duas imagens de docência como eixos analíticos: o espectro da maternidade e o imperativo do estímulo. Em relação ao primeiro eixo, foi recorrente nas narrativas das professoras a imagem de que elas são substitutas maternas e que têm como função exclusiva o cuidado dos bebês. No segundo eixo, a tônica da imagem foram as narrativas que evidenciam o imperativo de que os bebês sejam estimulados para que se desenvolvam e estejam preparados para os níveis subsequentes da Educação Infantil. Desse modo, infere-se a importância de que o professor entenda que não existe um suposto modelo de atuação profissional a ser seguido na creche, mas uma miríade de possibilidades de constituição docente.

Palavras-chave : Educação Infantil; docência; creche.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )