SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Imágenes de la enseñanza con bebés: problematizando narrativas de maestras de guardería(Re) pensar la función social de la escuela hoy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

VESPOLI, Ana Carolina Torres  y  TASSONI, Elvira Cristina Martins. A consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.61-87. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.927.

O conhecimento e o domínio do sistema notacional da escrita, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram elaboradas visando não só ao acesso dos alunos à alfabetização como também a que consigam utilizar a leitura e a escrita em seu cotidiano com eficiência. Este estudo investigou como o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade metalinguística fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, é contemplado pelo material didático do Programa Ler e Escrever. A partir da análise documental do material didático do Programa, referente ao ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), buscamos identificar quais as atividades que exploram os processos de fonetização da linguagem escrita, bem como procuramos analisar qual o nível de desenvolvimento da consciência fonológica explorado pelas atividades e quais as possíveis contribuições de tal desenvolvimento para alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. A análise dos dados mostrou que o desenvolvimento da consciência fonológica ainda se dá em níveis muito superficiais, podendo comprometer a meta de alfabetizar plenamente os alunos até os oito anos de idade, conquanto existam orientações disponíveis aos professores e muito embora as atividades propostas aos alunos possibilitem tal desenvolvimento.

Palabras clave : Alfabetização; material didático; habilidades metalinguísticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )