SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Imagens da docência com bebês: problematizando narrativas de professoras de creche(Re) pensando a função social da escola na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

VESPOLI, Ana Carolina Torres  e  TASSONI, Elvira Cristina Martins. A consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.61-87. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.927.

O conhecimento e o domínio do sistema notacional da escrita, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram elaboradas visando não só ao acesso dos alunos à alfabetização como também a que consigam utilizar a leitura e a escrita em seu cotidiano com eficiência. Este estudo investigou como o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade metalinguística fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, é contemplado pelo material didático do Programa Ler e Escrever. A partir da análise documental do material didático do Programa, referente ao ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), buscamos identificar quais as atividades que exploram os processos de fonetização da linguagem escrita, bem como procuramos analisar qual o nível de desenvolvimento da consciência fonológica explorado pelas atividades e quais as possíveis contribuições de tal desenvolvimento para alfabetizar os alunos até os oito anos de idade. A análise dos dados mostrou que o desenvolvimento da consciência fonológica ainda se dá em níveis muito superficiais, podendo comprometer a meta de alfabetizar plenamente os alunos até os oito anos de idade, conquanto existam orientações disponíveis aos professores e muito embora as atividades propostas aos alunos possibilitem tal desenvolvimento.

Palavras-chave : Alfabetização; material didático; habilidades metalinguísticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )