SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44A consciência fonológica e o Programa Ler e EscreverInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: aspectos legais e sentidos de sua gênese e expansão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

OLIVEIRA, Marli dos Santos de  e  REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos. (Re) pensando a função social da escola na atualidade. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.89-106. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.893.

O presente texto tem por objetivo analisar qual(is) a(s) função(es) social(is) atribuída(s) à escola sob a perspectiva de professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Naviraí, Mato Grosso do Sul, MS. Realizou-se uma revisão da literatura sobre o tema, subsidiando-se em autores como Saviani (2003), Rodrigues (1988), Freire (1996) Bourdieu e Passeron (1992), entre outros, além da realização de entrevistas com professores e alunos. Os participantes entrevistados concebem a função da escola como a de ensinar os conhecimentos historicamente produzidos, porém, nota-se dificuldades em definir o que de fato é essencial e o que é secundário no trabalho educativo escolar.

Palavras-chave : Educação formal; escola; função social; conhecimentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )