SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue44Federal Institutes of Education, Science and Technology: legal aspects and meaning of your genesis and expansionCase study as teaching strategy for Professional and Technological Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FREITAS, Josí Aparecida de  and  OLIVEIRA, Cláudio José de. A produção cultural da docência na educação profissional e tecnológica. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.127-142. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.936.

Este texto tem por objetivo problematizar a produção cultural dos sujeitos professores da educação profissional e tecnológica que trabalham com Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O debate se dá na análise de um dispositivo - a formação continuada de professores - e efeitos que as ações desse dispositivo produzem: o controle dos sujeitos envolvidos com o programa. As análises aqui apresentadas são desdobramentos da produção de dados de uma pesquisa de mestrado1, com aporte teórico centrado nas contribuições de Michel Foucault, em articulação com o pensamento de outros autores que, como ele, debruçam-se sobre as formas de governo e de constituição dos sujeitos em nossa cultura. Dentre os mecanismos de saber/poder utilizados pelo dispositivo como estratégias de governo, selecionam-se o exame e a confissão (FOUCAULT, 1987, 2011). Procura-se mostrar como o professor se constitui sujeito objetivado pelo discurso do dispositivo e subjetivado por suas resistências às estratégias desse mesmo dispositivo. Entende-se, igualmente, com Hall (1997) que as práticas sociais, na medida em que dependam do significado para funcionarem e produzirem efeitos, são discursivas. Logo, o governo das condutas se dá nas relações entre cultura e poder. Problematiza-se, nesse processo, a constituição do professor enquanto sujeito ético em relação com o código moral que lhe é prescrito culturalmente.

Keywords : Docência; cultura; governamentalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )