SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue44Teacher training and the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): presentations regarding progress and contradictions of a programThematic Structuring of the State Plans For Education 2001-2010: deficiencies and feebleness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CHALUH, Laura Noemi. Da dimensão pessoal na formação inicial de professores. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.181-200. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.964.

O presente trabalho apresenta resultados produzidos a partir de uma pesquisa que objetivou analisar e compreender os processos formativos desencadeados por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia, de uma universidade do interior do estado de São Paulo, no contexto de um projeto de extensão. A perspectiva de formação, sustentada na trilogia linguagem-coletividade-empoderamento, legitima a produção coletiva do conhecimento em um espaço de diálogo e escuta que valoriza a autoria desses futuros professores. Socializo aqui uma proposta na qual foi possível perceber os valores e a intimidade construída no grupo, o reconhecimento do outros, a proximidade, o falar, o escutar, o olhar solidário. Uma proposta de formação que mostra a importância de resgatar a dimensão pessoal da profissão docente. Uma formação que legitima uma atenção e cuidado nas relações instituídas no contexto escolar, deixando em evidência que a formação docente não se constitui apenas por aspectos técnicos e científicos. O reconhecimento da subjetividade nos processos formativos talvez seja um diferencial na qualidade de educação que tanto almejamos.

Keywords : Formação inicial; diálogo; escuta; Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )