SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Formación de profesores y el Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): observaciones sobre avances y contradicciones de un programaOrganización temática de los Planes Estatales de Educación 2001-2010: deficiencias y debilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

CHALUH, Laura Noemi. Da dimensão pessoal na formação inicial de professores. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.181-200. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.964.

O presente trabalho apresenta resultados produzidos a partir de uma pesquisa que objetivou analisar e compreender os processos formativos desencadeados por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia, de uma universidade do interior do estado de São Paulo, no contexto de um projeto de extensão. A perspectiva de formação, sustentada na trilogia linguagem-coletividade-empoderamento, legitima a produção coletiva do conhecimento em um espaço de diálogo e escuta que valoriza a autoria desses futuros professores. Socializo aqui uma proposta na qual foi possível perceber os valores e a intimidade construída no grupo, o reconhecimento do outros, a proximidade, o falar, o escutar, o olhar solidário. Uma proposta de formação que mostra a importância de resgatar a dimensão pessoal da profissão docente. Uma formação que legitima uma atenção e cuidado nas relações instituídas no contexto escolar, deixando em evidência que a formação docente não se constitui apenas por aspectos técnicos e científicos. O reconhecimento da subjetividade nos processos formativos talvez seja um diferencial na qualidade de educação que tanto almejamos.

Palabras clave : Formação inicial; diálogo; escuta; Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )