SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Formação de professores e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): apontamentos sobre avanços e contradições de um programaEstruturação temática dos Planos Estaduais de Educação 2001-2010: deficiências e debilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CHALUH, Laura Noemi. Da dimensão pessoal na formação inicial de professores. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.181-200. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.964.

O presente trabalho apresenta resultados produzidos a partir de uma pesquisa que objetivou analisar e compreender os processos formativos desencadeados por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia, de uma universidade do interior do estado de São Paulo, no contexto de um projeto de extensão. A perspectiva de formação, sustentada na trilogia linguagem-coletividade-empoderamento, legitima a produção coletiva do conhecimento em um espaço de diálogo e escuta que valoriza a autoria desses futuros professores. Socializo aqui uma proposta na qual foi possível perceber os valores e a intimidade construída no grupo, o reconhecimento do outros, a proximidade, o falar, o escutar, o olhar solidário. Uma proposta de formação que mostra a importância de resgatar a dimensão pessoal da profissão docente. Uma formação que legitima uma atenção e cuidado nas relações instituídas no contexto escolar, deixando em evidência que a formação docente não se constitui apenas por aspectos técnicos e científicos. O reconhecimento da subjetividade nos processos formativos talvez seja um diferencial na qualidade de educação que tanto almejamos.

Palavras-chave : Formação inicial; diálogo; escuta; Pedagogia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )