SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número44Do Plano Nacional de Educação (2014-2024) ao Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024): a gestão democrática em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

FERREIRA, Daniela Márcia  e  RANGNI, Rosemeire de Araújo. Altas habilidades/superdotação e família: levantamento e análise de produções acadêmicas. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.44, pp.239-253. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.956.

O apoio às famílias de pessoas que se destacam por seus potenciais é apontado na literatura especializada bem como orientada nos dispositivos legais brasileiros. O presente artigo tem por objetivo apresentar o levantamento de produções acadêmicas referentes às altas habilidades/superdotação e família. Para tanto, foi realizada uma busca das publicações em cinco bases de dados: Scielo, P@rthenon Unesp, Banco de teses Capes, Biblioteca Digital Teses e Dissertações e Vérsila Biblioteca Digital, no período de 2005 a 2015. Os resultados mostraram seis produções as quais abordam distintas dimensões do tema, tais como: conceitos, identificação, atendimento e programas de enriquecimento, leis brasileiras, pesquisas com famílias e professores, ambiente escolar e preocupação das famílias em relação ao desenvolvimento dos filhos com altas habilidades/superdotação. A análise das produções encontradas permitiu concluir que há interesse das famílias em ações em prol de informações e trocas de experiências, objetivando obter educação de qualidade para seus filhos com altas habilidades/superdotação. Pode-se verificar, também, uma carência de pesquisas sobre o tema, disponibilizadas nos bancos de dados buscados.

Palavras-chave : Altas habilidades; superdotação; família; levantamento de produções acadêmicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )