SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue45Perceptions about the professors' academic production in brazilian Higher Education Institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

PEREZ-NAVARRO, Camila  and  ROJAS-MURPHY, Andrés. Estado Ensino, subsidiariedade e da liberdade de educação. Processo de formação privatização no Chile do ponto de vista dos agentes (1973-1990). Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.5-23. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1072.

O objetivo deste artigo é analisar o processo de privatização durante o educativo Cívico-Militar ditadura chilena (1973-1990), desde a publicação da Directiva n. 87 em janeiro de 1974 e a promulgação da Lei Orgânica Constitucional de Educação em março de 1990. Com base no estudo de documentos relacionados com a implementação do processo de municipalização e descentralização da educação no sistema educacional chileno - especialmente as atas das reuniões da Junta Militar, o Conselho de Estado e das Comissões legislativas que gave -, o pesquisa descrever as linhas de ação e propostas de vários militares e atores civis e apresenta uma análise discursiva dos fundamentos da política educativa da Ditadura Civic Militar, considerando a introdução e consolidação do princípio da subsidiariedade e da defesa da liberdade de educação, pilares do atual sistema educativo nacional.

Keywords : liberdade de educação; princípio da subsidiariedade; ditadura cívico-militar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )