SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue45Perceptions about the professors' academic production in brazilian Higher Education InstitutionsInterdisciplinary challenges in teacher education: theoretical and practical question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FONSECA, João Paulo Soares  and  FERNANDES, Carla Helena. O enfermeiro docente no ensino superior: atuação e formação profissional. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.43-58. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1027.

A pesquisa foi desenvolvida junto a enfermeiros que atuam como docentes, em instituições de ensino superior localizadas no Sul de Minas Gerais. Objetivou investigar a formação desses docentes (específica e pedagógica) estabelecendo possíveis relações com a atuação docente. A investigação se constituiu de questionários, enviados para todos os docentes que atuam na região, tendo respondido quarenta e um docentes. Constatou-se que a entrada na carreira docente se deu, em muitos casos, simultânea ao início da atuação na enfermagem; muitos docentes têm formação pedagógica e a consideram importante para a docência; os participantes da pesquisa também afirmaram que a docência tem se constituído na/da relação com a experiência profissional em contextos de Saúde; os profissionais disseram ainda da história e da trajetória, de reflexões sobre a formação e a atuação profissional.

Keywords : docência; enfermagem; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )