SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número45Percepciones acerca de la producción académica docente en Instituciones de Enseñanza Superior brasileñasDesafíos interdisciplinarios en la formación de docentes: aspectos teóricos y prácticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FONSECA, João Paulo Soares  y  FERNANDES, Carla Helena. O enfermeiro docente no ensino superior: atuação e formação profissional. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.43-58. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1027.

A pesquisa foi desenvolvida junto a enfermeiros que atuam como docentes, em instituições de ensino superior localizadas no Sul de Minas Gerais. Objetivou investigar a formação desses docentes (específica e pedagógica) estabelecendo possíveis relações com a atuação docente. A investigação se constituiu de questionários, enviados para todos os docentes que atuam na região, tendo respondido quarenta e um docentes. Constatou-se que a entrada na carreira docente se deu, em muitos casos, simultânea ao início da atuação na enfermagem; muitos docentes têm formação pedagógica e a consideram importante para a docência; os participantes da pesquisa também afirmaram que a docência tem se constituído na/da relação com a experiência profissional em contextos de Saúde; os profissionais disseram ainda da história e da trajetória, de reflexões sobre a formação e a atuação profissional.

Palabras clave : docência; enfermagem; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )