SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue45The nurse teacher in higher education: performance and professional trainingThe use of the socioecológico calendar in structuring the curriculum of indigenous schools: an interdisciplinary and intercultural proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

HAMMES, Lucio Jorge; ZITKOSKI, Jaime José  and  BOMBASSARO, Luiz Carlos. Desafios interdisciplinares na formação docente: questões teóricas e práticas. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.59-77. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.976.

Este artigo tem como objetivo relacionar a qualificação acadêmica com a experiência prática dos profissionais da educação. Discute questões relacionadas à interdisciplinaridade, destacando sua fundamentação filosófica, a prática educativa e os princípios éticos. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental, aprofundada com depoimentos de alguns dos participantes da formação docente analisada nesta pesquisa. Os dados são analisados com autores e leituras de outras pesquisas que tratam da mesma temática. A pesquisa evidencia o propósito de superar, nos espaços acadêmicos analisados, a lógica disciplinar e fragmentadora do conhecimento, indicando desafios para repensar a formação de professores numa perspectiva interdisciplinar, com a atitude e a sabedoria do diálogo, da troca de saberes e experiências, buscando o entendimento. Dessa forma, sugere-se passar do paradigma disciplinar para o interdisciplinar, tendo a intersubjetividade como fundamento ético-antropológico para a efetivação de uma proposta interdisciplinar, tanto de investigação quanto de formação.

Keywords : formação docente; intersubjetividade; interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )