SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número45O enfermeiro docente no ensino superior: atuação e formação profissionalO uso do calendário socioecológico na estruturação do currículo das escolas indígenas: uma proposta interdisciplinar e intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

HAMMES, Lucio Jorge; ZITKOSKI, Jaime José  e  BOMBASSARO, Luiz Carlos. Desafios interdisciplinares na formação docente: questões teóricas e práticas. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.59-77. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.976.

Este artigo tem como objetivo relacionar a qualificação acadêmica com a experiência prática dos profissionais da educação. Discute questões relacionadas à interdisciplinaridade, destacando sua fundamentação filosófica, a prática educativa e os princípios éticos. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental, aprofundada com depoimentos de alguns dos participantes da formação docente analisada nesta pesquisa. Os dados são analisados com autores e leituras de outras pesquisas que tratam da mesma temática. A pesquisa evidencia o propósito de superar, nos espaços acadêmicos analisados, a lógica disciplinar e fragmentadora do conhecimento, indicando desafios para repensar a formação de professores numa perspectiva interdisciplinar, com a atitude e a sabedoria do diálogo, da troca de saberes e experiências, buscando o entendimento. Dessa forma, sugere-se passar do paradigma disciplinar para o interdisciplinar, tendo a intersubjetividade como fundamento ético-antropológico para a efetivação de uma proposta interdisciplinar, tanto de investigação quanto de formação.

Palavras-chave : formação docente; intersubjetividade; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )