SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue45Interdisciplinary challenges in teacher education: theoretical and practical questionWhat teach and learn students of EJA in their educational process? Popular education contributions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

NUNES, Cleunice de Barros; VALADARES, Juarez Melgaço  and  SILVEIRA JUNIOR, Célio da. O uso do calendário socioecológico na estruturação do currículo das escolas indígenas: uma proposta interdisciplinar e intercultural. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.79-98. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.997.

Neste trabalho, analisamos a trajetória de um grupo de professores indígenas da etnia Xakriabá, que vivem no Norte de Minas Gerais, e que, nos últimos anos, tem se voltado para a incorporação e valorização da sua cultura no currículo de suas escolas. Como instrumento teórico-metodológico, esses professores têm se amparado no Calendário Socioecológico proposto por Gasché. A partir das entrevistas realizadas com dois professores, buscamos os limites e as possibilidades que vivenciaram ao longo desse processo: Que conteúdos construíram para o currículo, a partir do uso do calendário socioecológico? Que dificuldades encontraram? Por meio de uma abordagem qualitativa, procuramos apreender a dinâmica, a complexidade e o desenrolar da trama curricular na escola, a partir dos significados atribuídos por seus atores ao cumprimento da tarefa. Apoiados no referencial do francês René Kaës, buscamos os impasses vividos e as saídas encontradas pelos professores, de forma a aprofundar nosso conhecimento sobre a função social da escola para os povos indígenas. As respostas obtidas nos evidenciaram as dificuldades de se incorporar a "cultura indígena" em articulação com os saberes acadêmicos. Conclusões importantes sobre os desafios na implementação de experiências curriculares inovadoras são mencionadas, bem como são indicados alguns impactos para a formação docente.

Keywords : currículo escolar; interculturalidade; calendário socioecológico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )