SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue45The use of the socioecológico calendar in structuring the curriculum of indigenous schools: an interdisciplinary and intercultural proposalEcological view of children on the learning in the initial years of Fundamental Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SILVA, Keila Mourana Marques  and  VASCONCELOS1, Valéria Oliveira de. O que nos ensinam e o que aprendem os alunos de EJA em seus processos educativos? Contribuições da educação popular. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.99-119. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1007.

O presente trabalho trata de uma pesquisa de mestrado em Educação Sociocomunitária na qual foram investigadas as concepções de 76 alunos acerca do ensinar e do aprender na Educação de Jovens e Adultos (EJA I - anos iniciais) em relação ao seu papel como educandos, ao papel do/a professor/a, à educação, à escola, entre outras. A partir desses dados, buscamos levantar possíveis mediações da Educação Popular (EP). Para a coleta de dados, utilizamos como suporte um questionário com perguntas geradoras a partir de referencial teórico específico, que foi socializado e problematizado em rodas de conversa. Os resultados apontaram aproximações entre as concepções dos participantes e algumas premissas da Educação Popular, tais como: participação, autonomia e emancipação. A EP preconiza que, mais que levar em conta a realidade do educando, devemos partir dela, trabalhando com atividades significativas que contribuam para a construção de conhecimentos, mediatizadas pelo diálogo. Muito embora alguns considerem que as questões levantadas nessa investigação estejam superadas e/ou ultrapassadas, nossas experiências empíricas, nossos aportes teóricos e os resultados da pesquisa indicam que a reflexão sobre a prática educativa e a necessária humanização dos processos pedagógicos persistem como uma exigência fundamental e urgente na Educação de Jovens e Adultos.

Keywords : processos educativos; EJA; educação popular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )