SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número45O uso do calendário socioecológico na estruturação do currículo das escolas indígenas: uma proposta interdisciplinar e interculturalOlhar ecológico das crianças sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Keila Mourana Marques  e  VASCONCELOS1, Valéria Oliveira de. O que nos ensinam e o que aprendem os alunos de EJA em seus processos educativos? Contribuições da educação popular. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.99-119. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1007.

O presente trabalho trata de uma pesquisa de mestrado em Educação Sociocomunitária na qual foram investigadas as concepções de 76 alunos acerca do ensinar e do aprender na Educação de Jovens e Adultos (EJA I - anos iniciais) em relação ao seu papel como educandos, ao papel do/a professor/a, à educação, à escola, entre outras. A partir desses dados, buscamos levantar possíveis mediações da Educação Popular (EP). Para a coleta de dados, utilizamos como suporte um questionário com perguntas geradoras a partir de referencial teórico específico, que foi socializado e problematizado em rodas de conversa. Os resultados apontaram aproximações entre as concepções dos participantes e algumas premissas da Educação Popular, tais como: participação, autonomia e emancipação. A EP preconiza que, mais que levar em conta a realidade do educando, devemos partir dela, trabalhando com atividades significativas que contribuam para a construção de conhecimentos, mediatizadas pelo diálogo. Muito embora alguns considerem que as questões levantadas nessa investigação estejam superadas e/ou ultrapassadas, nossas experiências empíricas, nossos aportes teóricos e os resultados da pesquisa indicam que a reflexão sobre a prática educativa e a necessária humanização dos processos pedagógicos persistem como uma exigência fundamental e urgente na Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave : processos educativos; EJA; educação popular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )