Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
SILVA, Marcia Soares da e GARCIA, Narjara Mendes. Olhar ecológico das crianças sobre o processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.121-136. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1039.
As crianças podem expressar as suas vivências dentro do ambiente escolar e através dessa manifestação, algumas demonstraram um "olhar ecológico". Através desse olhar, as crianças podem conhecer o mundo e transformar esse conhecimento em consciência e prática social. O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção e interpretação das crianças acerca do processo de escolarização e os sentimentos diante da aprovação e reprovação nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com vinte e três crianças do terceiro ano, através de estratégias lúdicas e conversas gravadas. Os resultados dessa pesquisa apontam que as crianças percebem as adversidades enfrentadas no processo de escolarização e sabem expressar os sentimentos de sucesso diante da aprovação ou frustração com a reprovação no primeiro ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As crianças entendem que a reprovação pode ocorrer pela falta de esforço e estudo do educando, assim como problemas e ausência de apoio dos familiares. Diferentemente do que muitos adultos acreditam, as crianças têm um olhar e constroem expectativas a respeito da situação na qual estão imersas e sabem apontar o que pode ser melhor para elas.
Palavras-chave : educação ambiental; olhar ecológico; escola; pesquisa com crianças.