SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número45Mirada ecológica de los niños en el proceso de aprendizaje en los primeros años de la Educación BásicaLa educación escolar primaria en la Primera República (1889-1929) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza  y  CARVALHO, Scarlett O'hara Costa. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.137-157. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.992.

O objetivo foi compreender as práticas educativas, leituras e representações que eram tecidas pela educadora Célia Goiana, uma professora cearense que participou ativamente do processo educativo do estado. O percurso metodológico utilizado na pesquisa foi a história oral biográfica, com ênfase na trajetória formativa e educativa. A entrevista híbrida, gravada, transcrita, textualizada e validada foi utilizada como fonte primária e associada a outras fontes secundárias - documentos pessoais, prêmios e fotos - com o intuito de desvelar os meandros pertinentes à história e à memória da educação no Ceará na primeira metade século XX. Os resultados demonstraram que Célia Goiana foi uma educadora à frente de seu tempo, pois rompeu paradigmas sociais ao se dedicar à educação e contrariar os anseios de seus pais, que pretendiam formar uma filha médica, principalmente quando atuou nas classes menos favorecidas, mesmo possuindo uma formação educativa elitizada. Ela se dedicou com afinco à profissão docente, atuando na educação infantil, com alfabetização de crianças; no ensino fundamental, com escolas em comunidades carentes e em colégios mais elitistas; e no nível superior, com formação de profissionais para o magistério. Nesse nível de educação, consagrou-se personagem de referência para a história do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará; suas memórias imortalizam não apenas a história do curso, mas da própria instituição, que não possuía o cuidado de arquivar documentos.

Palabras clave : práticas educativas; biografia; educação; memória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )