SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número45História e memória do percurso educativo de Célia GoianaInvestigações científicas e produções sobre Didática na região Centro-Oeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ROSSI, Ednéia Regina. A educação escolar primária na Primeira República (1889-1929). Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.159-171. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1048.

Este artigo se propõe a refletir sobre a relação entre os projetos educacionais da Primeira República no Brasil (1899-1929) e o pensamento moderno e iluminista. A Primeira República se caracterizou pela implantação de reformas de ensino em diferentes estados brasileiros. Esses projetos, embora possuíssem particularidades de estado para estado, em termos gerais, partilharam do ideal de normalizar, profissionalizar e sistematizar a escolarização das camadas populares. Em termos de finalidades formativas, a escola possuía objetivos explícitos de aculturação e socialização. Por meio dela, por exemplo, as crianças se tornariam homens e mulheres com sentimentos nacionais e subjugados à autoridade não pelo temor, mas pela razão que julga e decide. Esse novo mecanismo de controle, feito de racionalidade, a ser desenvolvido pela escola, pode ser observado nas intenções estruturadoras da escola primária e nos conhecimentos por ela transmitidos. Ao mesmo tempo, esses projetos intencionavam homogeneizar costumes, hábitos e quereres, delineando um sistema de ensino dirigido e controlado, de forma a produzir a unificação da nação brasileira e produzir a equidade requerida pela democracia moderna.

Palavras-chave : história da educação brasileira; Primeira República e modernidade; educação homogeneizadora e soberania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )