SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número45La educación escolar primaria en la Primera República (1889-1929)Mounier y la condición de la mujer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

LONGAREZI, Andréa Maturano  y  PUENTES, Roberto Valdés. Investigações científicas e produções sobre Didática na região Centro-Oeste. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.173-193. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.913.

O presente artigo apresenta o estado da arte da Didática, no âmbito da pós-graduação em Educação, na região Centro-Oeste do Brasil. As análises são resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar "quanto", "o que", "sobre o que" e "onde" as linhas de pesquisa da área de Didática têm pesquisado e produzido, no período de 2004 a 2010. A amostra foi de 40% dos programas credenciados junto à Capes no ano de 2010, nos quais foram levantadas e analisadas as pesquisas e produções desenvolvidas pelos professores vinculados a essas linhas. Os dados revelam que 30% das pesquisas e 35% das publicações aí realizadas não são sobre Didática, o que evidencia uma distorção no interior dessas linhas. Quando observados os campos da Didática, nota-se uma concentração no campo investigativo, seguida do profissional e do disciplinar. O estudo das dimensões denota que a de fundamentos concentra as investigações, seguida das dimensões de modos e condições. Mais da metade das publicações ocorrem em anais de eventos. Os livros, capítulos de livros e os artigos em periódicos (veículos de maior valoração acadêmica) ocupam apenas 40% do total de publicações da área na região. Esses dados revelam o lugar que a Didática tem ocupado, sinalizando para a necessidade de um olhar crítico para o que se tem produzido na área, bem como para o que se demanda de investimentos acadêmico-políticos que a recoloquem no centro das investigações acadêmico-pedagógicas e permitam sua devida valorização.

Palabras clave : estado da arte; didática; Região Centro-Oeste; pesquisas; produções.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )