SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número45Investigações científicas e produções sobre Didática na região Centro-OesteFormação cidadã para contrapor-se às práticas de consumo no século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ANDREOLA, Balduino Antonio. Mounier e a condição da mulher. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.195-208. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.961.

Em 1936, saiu um número de Esprit intitulado A mulher também é uma pessoa, com artigo no qual Mounier denuncia que houve revoluções contra a opressão dos proletários, mas nenhuma em defesa de um proletariado muito maior, o das mulheres. Contra a rejeição quase geral, 13 anos após, vê positivamente, embora com reservas, o livro de S. Beauvoir O Segundo Sexo. Retoma o tema "a condição da mulher" nos livros Manifesto a serviço do Personalismo, Tratado do caráter, Quando a cristandade morre, O Personalismo. As posições de Mounier em defesa da dignidade da mulher e suas denúncias dos preconceitos da época contra ela e das concepções da Igreja, justificando seu confinamento doméstico e sua total submissão ao homem, são amplamente resgatadas por estudiosos como Giulia P. Di Nicola, Michelle Perrot e Attilio Danese. Sua visão de mundo e de Igreja fazem-no precursor leigo do Vaticano II. A mulher que busca sua libertação como indivíduo, enfrentará, mesmo na liberdade conquistada, os limites e as amarras do individualismo, se não puder abrir-se, como pessoa, à alteridade e à transcendência, na plenitude de sua vocação humana.

Palavras-chave : Mounier; condição da mulher; discriminação e dignidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )