SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue45Mounier and the condition of the woman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SCHEID, Neusa Maria John  and  NOGARO, Arnaldo. Formação cidadã para contrapor-se às práticas de consumo no século XXI. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.45, pp.209-226. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.960.

O artigo objetiva aprofundar a relação entre formação cidadã e práticas de consumo. Resulta de pesquisa na literatura e ampara-se em marcos legais brasileiros e autores como Bauman (2007, 2008, 2009), Cardia e Bastos (2005), Reis (2009, 2013), dentre outros. O intuito é problematizar a respeito da função e responsabilidade da escola em propiciar uma educação de envergadura crítica e emancipadora que resulte em formação de cidadãos capazes de exercer a prerrogativa de questionar o mundo a partir dos saberes escolares. Dentre esses saberes, destacam-se os conhecimentos da área das Ciências Naturais que podem oferecer espaço para projetos interdisciplinares que oportunizem uma educação científica capaz de lançar luz na construção de uma consciência ambiental, lúcida, enquanto consumidores, capazes de agir de forma ativa e posicionar-se perante os apelos do mercado e do consumo.

Keywords : formação cidadã; consumo; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )