SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número46Dominando o uso e a utilização do idioma: preposições compreendidas de acordo com a linguística cognitivaPrograma de Formação Continuada de professores universitários - PFC/UFV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BISSOTO, Maria Luisa; MIRANDA, Antonio Carlos  e  HILKNER, Regiane. A articulação entre a formação de professores e o ensino-pesquisa socialmente comprometidos. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.17-36. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1051.

Analisa-se uma proposta de formação docente baseada na articulação entre ensino e pesquisa socialmente comprometida, referenciada na Pedagogia Crítico-Democrática, com o objetivo de investigar se os intuitos colocados por essa proposta de formação vem sendo alcançados. São discutidas as possibilidades de tal articulação para formar professores aptos a pensar numa perspectiva emancipatória, entendendo a Educação como bem público. Faz-se um estudo documental dos relatórios de pesquisa dos discentes, desenvolvidas no âmbito do Projeto de Ação Educativa (PAE), nos anos de 2011 a 2013, considerando-se as seguintes categorias: pensar criticamente, problematizar o cotidiano educacional e constituir-se enquanto impulsionador de transformação social. Entende-se que a proposta do PAE, embora suas limitações - dentre estas romper com a consciência ingênua- contribui para a formação do professor questionador da realidade, que reconhece a importância da investigação para a práxis docente e a de se constituir como produtor de saberes.

Palavras-chave : formação docente; ensino e pesquisa; Pedagogia crítico-democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )