SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue46The relationship between teacher education and teaching-research socially engajedResilience indicators in teacher practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Renata de Almeida. Programa de Formação Continuada de professores universitários - PFC/UFV. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.37-49. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.895.

Em um contexto de rápidas transformações no campo da educação superior, novos desafios são apresentados ao ensino universitário. Em atenção a tais desafios, pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento profissional docente tornam-se crescentes. Nesta oportunidade, apresenta-se o Programa de Formação Continuada (PFC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo documental que é recorte de uma pesquisa mais ampla acerca de políticas voltadas para o desenvolvimento do profissional da docência instituídas por universidades federais mineiras. Dentre outras constatações, destaca-se no estudo que a institucionalização do PFC constitui-se um passo importante em direção à valorização do ensino na UFV, bem como concorre para o fortalecimento de competências pedagógicas, que historicamente têm sido deixadas em segundo plano no contexto da educação superior. O estudo conclui que a UFV está sintonizada com as novas responsabilidades que emergem atualmente para o ensino universitário, ao oferecer programa de formação pedagógica continuada aos seus docentes.

Keywords : Programa de Formação Continuada; Pedagogia Universitária; Educação Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )