SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número46Programa de Formación Continuada de profesores universitarios - PFC/UFVEl currículo de Pedagogía y la práctica profesional: la concepción de los becarios del Pibid índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

REZENDE, Enivalda Vieira dos Santos  y  MACHADO, Laeda Bezerra. Indícios de resiliência na prática de professoras. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.51-70. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1020.

Neste artigo, discutimos as características de resiliência manifestadas por professoras no exercício da docência. A noção de resiliência consiste na capacidade de resistir aos obstáculos e reagir diante de uma situação de risco. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com 15 professoras de escolas municipais de Recife, PE. Utilizamos como procedimento a entrevista, cujos depoimentos foram organizados por meio da técnica de análise de conteúdo. As principais características de resiliência reveladas pelo grupo entrevistado foram: persistência; superação; fé em Deus, na capacidade dos alunos e nas possibilidades de mudança; bom humor e alegria; boa convivência no ambiente de trabalho; amor pelo trabalho e crianças; criatividade e esperança. As professoras demonstram superar limites, enfrentar desafios, romper preconceitos e sobressair-se aos infortúnios da profissão. Frente ao exposto, é possível afirmar que esses indícios de resiliência interferem de maneira positiva no contexto escolar.

Palabras clave : professoras; resiliência; prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )