SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número46Programa de Formação Continuada de professores universitários - PFC/UFVO currículo de Pedagogia e a prática profissional: a concepção de bolsistas do Pibid índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

REZENDE, Enivalda Vieira dos Santos  e  MACHADO, Laeda Bezerra. Indícios de resiliência na prática de professoras. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.51-70. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1020.

Neste artigo, discutimos as características de resiliência manifestadas por professoras no exercício da docência. A noção de resiliência consiste na capacidade de resistir aos obstáculos e reagir diante de uma situação de risco. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com 15 professoras de escolas municipais de Recife, PE. Utilizamos como procedimento a entrevista, cujos depoimentos foram organizados por meio da técnica de análise de conteúdo. As principais características de resiliência reveladas pelo grupo entrevistado foram: persistência; superação; fé em Deus, na capacidade dos alunos e nas possibilidades de mudança; bom humor e alegria; boa convivência no ambiente de trabalho; amor pelo trabalho e crianças; criatividade e esperança. As professoras demonstram superar limites, enfrentar desafios, romper preconceitos e sobressair-se aos infortúnios da profissão. Frente ao exposto, é possível afirmar que esses indícios de resiliência interferem de maneira positiva no contexto escolar.

Palavras-chave : professoras; resiliência; prática pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )