SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue46Resilience indicators in teacher practiceSchool climate and its implications for teaching work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

MIRANDA, Nonato Assis de; APARICIO, Ana Silvia Moço  and  GARCIA, Paulo Sérgio. O currículo de Pedagogia e a prática profissional: a concepção de bolsistas do Pibid. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.71-91. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1074.

Esse texto apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada com o objetivo de investigar as concepções de um grupo de estudantes de Pedagogia - bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) - acerca de uma possível relação entre o currículo de Pedagogia da universidade participante do Pibid e a prática profissional dos professores da educação básica parceira no projeto. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada durante as reuniões semanais conduzidas pelo Coordenador Institucional do projeto. De posse das respostas, o material foi explorado, classificado, organizado e interpretado segundo técnicas provenientes da Análise de Conteúdo, atendendo, em todos os aspectos, os interesses investigativos da pesquisa. Os resultados mostram que as alunas participantes no Pibid entendem que existe uma relação muita próxima entre o currículo que é trabalhado pela universidade (curso de Pedagogia) no que tange aos aspectos didáticos e metodológicos e o currículo observado no cotidiano das escolas públicas participantes do Projeto.

Keywords : educação básica; formação docente; Pibid.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )