SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número46Indícios de resiliência na prática de professorasClima escolar e suas implicações para o trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MIRANDA, Nonato Assis de; APARICIO, Ana Silvia Moço  e  GARCIA, Paulo Sérgio. O currículo de Pedagogia e a prática profissional: a concepção de bolsistas do Pibid. Sér.-Estud. [online]. 2017, vol.22, n.46, pp.71-91. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1074.

Esse texto apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada com o objetivo de investigar as concepções de um grupo de estudantes de Pedagogia - bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) - acerca de uma possível relação entre o currículo de Pedagogia da universidade participante do Pibid e a prática profissional dos professores da educação básica parceira no projeto. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada realizada durante as reuniões semanais conduzidas pelo Coordenador Institucional do projeto. De posse das respostas, o material foi explorado, classificado, organizado e interpretado segundo técnicas provenientes da Análise de Conteúdo, atendendo, em todos os aspectos, os interesses investigativos da pesquisa. Os resultados mostram que as alunas participantes no Pibid entendem que existe uma relação muita próxima entre o currículo que é trabalhado pela universidade (curso de Pedagogia) no que tange aos aspectos didáticos e metodológicos e o currículo observado no cotidiano das escolas públicas participantes do Projeto.

Palavras-chave : educação básica; formação docente; Pibid.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )